O que é o eSAMS ?
eSAMS é a plataforma de telemedicina do SAMS.
A
plataforma permite a realização de consultas médicas à distância com recurso a meios informáticos - Videoconsulta, ou por telefone – Teleconsulta com
toda a segurança.
O que é uma Videoconsulta ou uma Teleconsulta?
Videoconsulta ou uma Teleconsulta são
consultas médicas realizadas de forma remota que permitem ter acesso ao seu
médico, assim como ao vasto corpo clínico e especialidades do SAMS, com a
comodidade e a segurança de não ter que se deslocar às instalações do SAMS.
A
Videoconsulta é realizada com recurso a imagem e som, ou seja, por vídeo, e a
Teleconsulta é realizada por telefone.
Que consultas estão disponíveis por Videoconsulta ou
Teleconsulta?
As consultas de Videoconsulta ou
Teleconsulta são as definidas pela corpo clinico do SAMS e de acordo com os
elevados requisitos clínicos.
A lista de consultas está disponível aqui
Como é efetuada a marcação de uma Videoconsulta ou
Teleconsulta?
A realização de uma Videoconsulta é iniciada
pelo SAMS para beneficiários e utentes.
O processo inicia-se com o contacto a
realizar pelo assistente clínico ao beneficiário/utente para averiguar a
disponibilidade para a realização de uma consulta por Videoconsulta ou
Teleconsulta.
Após confirmação de disponibilidade para
a realização de uma Videoconsulta ou Teleconsulta, deverão ser avaliadas as
condições para a realização do ato assim como a informação que estes atos são
cobrados de acordo com as tabelas em vigor.
O que é necessário para ter uma Videoconsulta?
A realização de uma Videoconsulta
requer a autorização do beneficiário/utente e de um computador ou de smartphone.
Para realizar a Videoconsulta é
necessário ter um dos equipamentos abaixo, com acesso Internet, câmara e
microfone para poder comunicar com o médico:
Computador ou
smartphone ou tablet com acesso à internet, com câmara, microfone e altifalantes;
Google Chrome;
Conta de e-mail
válida para receber as instruções;
Telemóvel para
receber o PIN de acesso à Videoconsulta.